O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) promoverá, em 17 de outubro, às 8h30, a palestra “Relatos de um Sobrevivente do Holocausto: Memórias e Direitos Humanos”. O evento, que acontecerá na Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em Fortaleza, é realizado pela Secretaria de Comunicação (Secom), através do Departamento de Memória Institucional e Cultura, em parceria com a Sociedade Israelita do Ceará. Na ocasião, George Legmann, judeu que nasceu em um campo de concentração na Alemanha, compartilhará sua experiência com os participantes.
A atividade é aberta ao público e faz parte da programação da Exposição Fotográfica ‘Do Holocausto à Libertação’, em cartaz no Espaço Cultural do MPCE até o fim do mês de outubro. A mostra retrata os horrores do Holocausto, período que marcou a história da humanidade durante a Segunda Guerra Mundial.
Legmann tem 77 anos e é um dos sete bebês que nasceram no campo de extermínio de Dachau, no sul da Alemanha. Ele é um dos sobreviventes do Holocausto mais jovens que vivem no Brasil. Antes de chegar à cidade de Dachau, a família romena havia sido levada para Auschwitz, onde as pessoas mais debilitadas foram mortas. A mãe de George Legmann, a romena Elisabeta Török Legmann, sobreviveu porque era jovem e conseguiu esconder a gravidez.
O evento contará também com a participação do coordenador do Museu do Holocausto de Curitiba, Carlos Reiss; do presidente da Sociedade Israelita do Ceará, André Fleishman; e do diretor executivo da Confederação Israelita do Brasil, Sérgio Napchan.
Serviço
Palestra – “Relatos de um Sobrevivente do Holocausto: Memórias e Direitos Humanos”
Data: 17 de outubro de 2023
Horário: 8h30
Local: Auditório da Procuradoria Geral de Justiça (Avenida Gen. Afonso Albuquerque Lima, nº 130, bairro Cambeba, Fortaleza)
Público-alvo: Aberto ao público
Notícia Publicada em: 11 de outubro de 2023.