Olhar para os casarões da cidade de Fortaleza e se perguntar: “quando, como e por quem esses espaços foram construídos?” é até comum. Através dessas perguntas, surge a exposição Fortaleza Antiga, com registros inéditos.
A mostra revela um passado pouco conhecido da cidade e faz o seu expectador viajar no tempo para um lugar em desenvolvimento urbano, visitando suas conquistas e seus acontecimentos. Nessa exposição, é possível conhecer um período clássico da cidade, com fotografias que datam dos séculos XIX e XX, como as imagens do Passeio Público de Fortaleza e o Cine Teatro São Luiz na noite de sua inauguração, além de fotografias que documentaram o primeiro sistema de abastecimento elétrico e de água da cidade. Fortaleza Antiga é um passeio entre a descoberta e a história de uma cidade em constante construção e reinvenção.
O Espaço Cultural do Ministério Público do Estado do Ceará tem como propósito fomentar e impulsionar o trabalho de artistas plásticos, músicos, profissionais do teatro, da dança, do audiovisual e de outras linguagens, além de democratizar o acesso da população aos bens culturais.
Curadoria: Museu da Fotografia Fortaleza
A exposição foi aberta em dezembro do ano passado de lá pra cá já foram diversas visitas que saem encantados por uma outra Fortaleza. A Exposição Fortaleza Antiga é um convite para descobrir a história de uma cidade em constante construção e reinvenção. Nessa exposição, é possível conhecer um período clássico da cidade, com fotografias que datam dos séculos XIX e XX, como as imagens do Passeio Público de Fortaleza e o Cine Teatro São Luiz na noite de sua inauguração, além de fotografias que documentaram o primeiro sistema de abastecimento elétrico e de água da cidade.
A exposição vai para sua última semana no espaço cultural do Ministério Público do Ceará, a visitação permanecerá aberta durante os dias uteis até sexta-feira, 24 de fevereiro. Em março, dando continuidade com a parceria com o Museu Fotografia de Fortaleza, o MPCE recebe a exposição Mulheres plurais.
A exposição conta com imagens de diferentes décadas, feitas pelo olhar de diversos fotógrafos que captaram com suas lentes, o ser mulher que é tão plural. A mostra evidência imagens carregadas de simbolismos com o registro do olhar, gestos, poses e modos de ser das fotografadas, assim como sua força. A abertura da exposição acontece no dia 28 de fevereiro e permanece por todo o mês de março.
Veja nossa Galeria
Nenhuma ngaleria encontrada.